quarta-feira, 13 de maio de 2015

"O CEARÁ ESTÁ SENDO ASSALTADO", APONTA GELSON

Os aumentos abusivos sofridos pelo brasileiro, na conta de energia elétrica, motivaram o vereador Gelson Ferraz, subir a tribuna da Câmara Municipal de Fortaleza: "O aumento acumulado já é de 40%", acusou o político.

Acompanhe na íntegra a sua fala e em breve, o pronunciamento transmitido pela TV Fortaleza.

"Eu quero aproveitar o meu tempo no grande expediente de hoje, senhor Presidente, para denunciar o abuso que está sendo cometido contra os consumidores de energia elétrica no Estado do Ceará, em especial os consumidores de Fortaleza.
Pela quarta vez consecutiva, desde janeiro até agora, já contabilizamos quatro aumentos no preço da energia elétrica cobrada pela COELCE.
O consumidor dos serviços de energia elétrica do Ceará está sendo literalmente assaltado em suas contas de energia.

Desde o início deste ano, em menos de quatro meses, a COELCE aumentou o valor da energia nada menos que quatro vezes consecutivos. E tudo isso com a autorização, e eu digo mesmo com a conivência da Agência Nacional de Energia Elétrica, órgão regulador do Governo Federal. O aumento acumulado já é de 40,16%.

Eu quero saber aonde isso vai parar. Daqui a pouco nós vamos ter apagão de energia no Ceará, mas não é por falta de energia não. Será mesmo por falta de pagamento, porque não teremos mais quem consiga pagar essas contas exorbitantes.
A desculpa esfarrapada é sempre a mesma: a de que o custo da produção da energia está mais caro, pela ausência de chuvas, etc. É esfarrapada porque o Nordeste convive com a seca há séculos. Em nenhuma outra época a energia elétrica foi tão cara ao consumidor.

E para piorar a situação, a ANEEL ainda inventou as tais bandeiras tarifárias, que penaliza o consumidor pela falta de planejamento dos organismos geradores de energia.
Como o Nordeste não produz energia elétrica, teremos sempre BANDEIRA VERMELHA e, consequentemente, valor maior para pagar.
E como a conta da energia aumenta, automaticamente o valor da Contribuição para o Custeio da Iluminação Pública também aumenta. E aí, senhoras e senhores, o consumidor de Fortaleza não vai mais aguentar pagar energia elétrica.

Eu penso que esta Casa deveria pensar numa ação junto ao Judiciário para que a cidade de Fortaleza possa, de alguma forma garantir os direitos da população contra esse abuso da COELCE e da ANEEL.
Eu quero, inclusive, deixar aqui registrado que o Deputado Federal Ronaldo Martins, apresentou um projeto de decreto legislativo retirando todos os estados do Nordeste da incidência dessa tal bandeira vermelha.

E eu penso, também, que já está na hora da Prefeitura repensar sobre um possível recuo no valor cobrado da CIP, aliviando minimamente o fardo dos consumidores de energia elétrica.
Do jeito que está, senhor Presidente, é que não dá pra continuar. O consumidor não pode ser apenado pela pela irresponsabilidade e pela falta de planejamento dos organismos de energia elétrica. 
O brasileiro paga a terceira energia elétrica mais cara do mundo. Nós vamos lutar e combater esta pouca vergonha.

terça-feira, 12 de maio de 2015

IMPRENSA ACOMPANHA GELSON NA SEGUNDA VISITA TÉCNICA NO TURISMO

TV Fortaleza acompanha a segunda visita técnica da Comissão de Turismo. A ação, comandada pelo vereador Gelson, presidente da Comissão, na Câmara Municipal, busca conhecer os problemas do turismo na capital. Veja a matéria.






GELSON, NAS PÁGINAS DO JORNAL O POVO

Vereador, nas páginas do jornal O Povo. A imprensa acompanhou a segunda visita técnica comandada por Gelson, na capital. A ideia destas ações é identificar os problemas que atrapalham o desenvolvimento do turismo, na cidade. Acompanhe a matéria.