quarta-feira, 25 de setembro de 2013

ENTREVISTA A TV FORTALEZA

Vereador Gelson Ferraz/PRB fala a TV Fortaleza sobre mobilidade urbana e seu projeto para implantar, na Capital, o rodízio de veículos e a cultura da carona. Ações que podem minimizar o caótico trânsito fortalezense.

Acompanhe as imagens, com a entrevista feita pelo repórter Demóstenes Batalha e cinegrafista Cristiano Zig.





EM DISCURSO, VEREADOR ABORDA ACESSIBILIDADE NO TURISMO E A MOBILIDADE NO BAIRRO PARANGABA

Acompanhe na íntegra o discurso do vereador Gelson Ferraz/PRB, feita da tribuna da Câmara Municipal de Fortaleza (CMF). Gelson analisa a deficiência da acessibilidade no setor de maior destaque, na Capital: o turismo.

A dificuldade de motoristas, passageiros e pedestres nas imediações do terminal de ônibus do bairro Parangaba também foi alvo de críticas do vereador, que é presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Emprego e Renda, da CMF.

Na sequência, o discurso, em imagens.






   GABINETE DO VEREADOR GELSON FERRAZ                            
PRONUNCIAMENTO GRANDE EXPEDIENTE
ABORDAGEM: Mobilidade e Acessibilidade
                                  
Senhor Presidente; Senhoras e Senhores Vereadores; um bom dia a todos.
 Eu quero aproveitar o meu pronunciamento de hoje, senhor Presidente, para tratar de dois assuntos que são de extrema importância para a cidade de Fortaleza. E eu gostaria de contar com a atenção e o apoio dos meus colegas e dos fortalezenses que nos acompanham pela Rádio, TV e pela Internet.
 O primeiro assunto diz respeito à acessibilidade sob a ótica do desenvolvimento econômico da cidade.
O Conselho Municipal de Turismo esteve reunido na semana passada e em pauta tivemos um bom debate acerca da mobilidade e da acessibilidade, analisando os seus impactos diante da atividade de turismo, que é o carro chefe da economia da Capital.
 E uma das questões levantadas foi a barreira criada entre o turista ou o fortalezense cadeirante e os ônibus e demais equipamentos turísticos.
 E uma constatação simples apontou que nenhum dos ônibus que servem ao transporte de turistas é adaptado para cadeirantes, por exemplo.
 Ou seja, um dos principais pólos turísticos do Brasil simplesmente não possui nenhum ônibus equipado com elevador para cadeira de rodas ou equipamento similar que permita o acesso ao veículo.
 E isto tem causado um grande constrangimento aos guias, aos operadores de turismo e principalmente ao turista deficiente e quem o acompanha.
 Do jeito que está hoje, para o turista se utilizar do serviço, ele tem de ser carregado nos braços e acomodado nas poltronas, também sem adaptação, enquanto a sua cadeira é alojada no porão dos ônibus.
 E nós sabemos que há pouco interesse em garantir ônibus de turismo com acessibilidade por parte dos empresários, até porque ocupa mais espaço ou representa menos poltronas.
Nós estamos apresentando um projeto de lei que tem o objetivo de garantir uma cota mínima de veículos dentro da frota que presta serviço ao turismo.
A ideia é garantir que haja um atendimento mínimo ao turista que nos visita e que tem essas limitações.
 A outra face dessa moeda é o despreparo também de alguns hotéis e restaurantes, que também não oferecem a estrutura necessária para o atendimento aos turistas com deficiência.
 E este é um erro crasso, senhor Presidente, porque cada vez mais pessoas com deficiência adquirem pacotes turísticos, e Fortaleza é um dos destinos preferenciais, pelo menos até que cheguem aqui e passem por inúmeros constrangimentos.
 Nós sabemos que a cidade depende do turismo e que deve se adaptar ao turista e ao morador de Fortaleza que é portador de alguma deficiência.
São os serviços públicos que devem se adaptar às pessoas e não o contrário. E é sobre isso que vamos nos debruçar nos trabalhos da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Emprego e Renda, inclusive com a previsão de uma série de atividades, como visitas técnicas, elaboração de material específico de conscientização e até a realização de um amplo debate com a cadeia produtiva do turismo e o Poder Público, no sentido de garantir que a cidade possa se preparar de maneira adequada para receber os turistas e os próprios fortalezenses.
E o segundo assunto que queremos tratar nesta manhã, senhor Presidente, na verdade é um alerta para a AMC, para Regional IV e para Prefeitura de um modo geral. Daqui a algumas semanas, nós teremos ali na Parangaba a inauguração de um grande Shopping Center, que fica nas imediações do terminal de ônibus.
 O que era já um trânsito estarrecedor, caótico mesmo, agora vai beirar o inimaginável.
 Como é que se autoriza a construção de um equipamento daqueles que é cercado pelo trilho do metrô e por duas vias que não tem capacidade ampliada para o tráfego atual, o que dirá para o que virá com a inauguração do Shopping.
 O que nós queremos denunciar aqui, senhor Presidente, é que o bairro Parangaba vai parar. E o terminal de ônibus da Parangaba será bastante prejudicado com esta nova operação comercial.
 E parece que tudo está acontecendo sem que nada de concreto esteja sendo providenciado para amenizar a situação que se aproxima.
Este Shopping foi licenciado pela gestão passada, mas o trambolho, o problema, ficou para a atual gestão.
Então nós gostaríamos de saber o que será feito, antes da inauguração, para resolver esta questão. Será construído algum túnel? Será mudado o fluxo do trânsito na Rua Germano Franklin? São questões que devem ser respondidas prontamente, porque esta bomba já está prontinha para explodir. Fica aqui o nosso alerta, senhor Presidente e a nossa preocupação.

 Em breve voltaremos a tratar desta questão. Por enquanto é tudo. Obrigado.

REPUBLICANOS NO DN



Diário do Nordeste fala de reunião política na Assembleia Legislativa do Ceará tem a participação dos republicanos do PRB. O assunto é a eleição para governo do Estado, em 2014. Em destaque, o Vereador Gelson Ferraz, presidente municipal do partido.

Acompanhe trecho da matéria.


PRB NAS PÁGINAS DO ESTADO

Os republicanos do PRB participam de reunião na Assembleia Legislativa do Ceará. Em destaque, o Vereador Gelson Ferraz, presidente do partido, em Fortaleza.

Nas páginas do jornal O Estado, desta quarta-feira. Acompanhe.





Entrevista ao DN

Vereador Gelson Ferraz, em entrevista, hoje pela manhã (24), a repórter do Diário do Nordeste, Georgia Veras, no plenário da Câmara Municipal de Fortaleza. O assunto: a posição do PRB no governo municipal e a relação com o governador Cid Gomes.