sexta-feira, 7 de junho de 2013

Gelson Ferraz propõe seminário sobre rodizio no trânsito da Capital

            Vereador do PRB defende planejamento como prática da administração pública - Foto: Genilson de Lima


Os problemas de mobilidade urbana na Capital foram destacados pelo vereador Gelson Ferraz (PRB) na sessão plenária da Câmara de Fortaleza, nesta quinta-feira, 6. O parlamentar enfatizou a necessidade de um debate amplo sobre o caos no trânsito na cidade e o planejamento urbano.
Gelson Ferraz frisou o montante de veículos que circulam na cidade, que neste mês de junho chegará a um milhão de automóveis registrados na Capital. O parlamentar enfatizou ainda o grande número de carros de outros municípios e estados que circulam em Fortaleza, não contribuindo com a manutenção das vias.
A solução para problemática, segundo Gelson Ferraz, está nas mãos do Instituto de Planejamento de Fortaleza (IPLANFOR), criado na gestão da então prefeita Luizianne Lins. “Toda a responsabilidade pela mobilidade da cidade está nas mãos do Instituto, a corrida é contra o tempo. As obras para a Copa já podem ser consideradas quase que obsoleta, são muitos problemas que evoluem sem saída”, apontou.
Gelson Ferraz apontou como uma saída para os problemas a implementação do rodízio no trânsito da Capital. “Se o prefeito não conseguir dá uma resposta teremos que buscar novos meios, gostaria de fazer uma reflexão sobre o rodízio. Um tema polêmico, uma das condições viáveis, e temos que apresentar alguma solução para o caso”, destacou.
O parlamentar propôs a realização de um seminário sobre a questão. “Confiamos que esta Casa assumirá este debate sério e polêmico. Se outras cidade passaram por isso e sobreviveram, nós poderemos passar por isso”, colocou. Gelson Ferraz enfatizou ainda o aumento da frota de táxis na Capital, que deverá abrir mais 990 vagas de permissão. “Fortaleza não precisam mais de táxis, os pontos estão cheios e falta vias estruturadas para a circulação. Os taxistas reclamam do tempo das viagens, do Centro à Parangaba estão gastando mais de uma hora, um trajeto que deveria ser de 20 minutos”, pontuou.
POR ADRIANA ALBUQUERQUE

CAPELANIA HOSPITALAR

Vereador Gelson Ferraz participou da reunião do Conselho Federal de Capelania Hospitalar na ALCE, presidida pelo Pastor e Capelão Washington Luiz de Brasilia/DF.


Foto: Secretário Flávio Bezerra (Ministério da Pesca), Ver. Gelson Ferraz, Pr. Ozíres Teixeira - Assembléia de Deus Montese,
 Pr. Washington Luiz (Capelão) e Pr. Emanuel Robson (Superintendente da Pesca/CE)

quinta-feira, 6 de junho de 2013

PRONUNCIAMENTO



Senhor Presidente,
Senhoras e Senhores Vereadores,
Servidores da Casa,


Eu quero aproveitar o meu espaço no Grande Expediente de hoje, senhor Presidente, para fazer repercutir uma preocupação que o nosso mandato tem feito repercutir aqui nesta Casa desde o nosso primeiro mandato, que é o caos no planejamento urbano na cidade de Fortaleza.

Só que a abordagem que eu quero fazer agora já é um pouco diferente, em vista de que nós lutamos durante oito anos para a recriação do Instituto de Planejamento do Município. O nosso esforço, inclusive com a aprovação de um Projeto de Indicação, que foi atendido pela Prefeita Luizianne Lins , e é bom que se diga que, apesar de não ter sido instalado em sua gestão, foi a gestão passada que atendeu  ao pleito desta Casa.
Mas a grande questão que vai mover a Cidade, senhor Presidente, é o fato de que neste mês de junho, estaremos registrando a marca de 1 milhão de veículos com placas de Fortaleza.

E nem precisa dizer que o planejamento da cidade, ou a ausência desse planejamento nos últimos 12 anos, causou um verdadeiro caos na mobilidade urbana.

Nós não esperamos que em apenas 5 meses o Dr. Eudoro Santana, que está à frente do IPLANFOR, já nos trouxesse alguma solução para esta questão, mas alguma coisa tem de ser produzida rapidamente.

Acredito até que o Instituto já esteja trabalhando intensamente para apresentar propostas viáveis, até porque esta deve ser uma das missões urgentes daquela pasta.

Isso quer dizer que toda a responsabilidade pelo planejamento do futuro da cidade está nas mãos daquela equipe do IPLANFOR.

Vejam bem, senhoras e senhores, não podemos continuar com a cidade parando a qualquer hora do dia ou da noite, já que não existe mais hora do rush em Fortaleza. Os engarrafamentos se multiplicam a toda hora e na cidade toda.

E parece que a questão só tende a piorar, já que mais de 5 mil carros novos são emplacados todo os meses. Numa progressão dessas, a cidade vai realmente parar nos próximos anos. E a corrida agora é contra o tempo. Um tempo que realmente não temos.

E as obras que estão sendo realizadas por causa da Copa, que são muito bem vindas, já podem ser consideradas quase que obsoletas, já que resolvem o problema apenas de uma parte da cidade, aquela que leva ao estádio Castelão.

A via expressa, que não foi totalmente construída, passará por uma melhoria com a construção dos túneis, porém, vai continuar levando um enorme fluxo de veículos para duas vias sem saída. No sentido norte, leva à a Av. da Abolição. Para o sul, deságua de forma desastrosa na Av. Raul Barbosa e aí ao velho e bom caos daquela área.

São muitos problemas, que se avolumam e que infelizmente o Poder Público não corresponde no mesmo ritmo.

Se a gestão do Prefeito Roberto Cláudio não conseguir dar uma resposta a esta questão, nós vamos ter de começar a trabalhar outras alternativas.

Eu gostaria de fazer, então, uma reflexão junto aos senhores e senhoras. Na verdade eu vu ousar tratar de um tema que pode causar certa polêmica, mas que parece ser uma das poucas soluções viáveis para um primeiro momento.

Eu quero propor aos senhores e senhoras que nós possamos iniciar imediatamente um debate acerca de uma legislação, construída por todos os vereadores e vereadoras, sobre a implantação de um sistema de rodízio de veículos em Fortaleza.
São Paulo e outras grandes cidades já trabalharam esta questão, uns com sucesso e outros nem tanto, mas torna-se um dos poucos instrumentos de implantação imediata.

O ideal é que em áreas como Centro, Aldeota, Dionísio Torres e em alguns bairros nesse entorno, o acesso seja controlado mediante o revezamento de veículos.

De forma imediata isto diminuiria, por exemplo, o desastroso fenômeno de milhares de carros transportando apenas 1 ou 2 passageiros.

Estamos aqui defendendo SIM o rodízio de veículos em Fortaleza. E defendemos a implantação imediata, no menor espaço de tempo possível.

Para concretizar esta questão da implantação do rodízio de veículos, nós vamos propor à Mesa Diretora a realização de um seminário, já no segundo semestre deste ano. Para debater sobre esta questão com os especialistas no assunto.

O importante é que nós temos que apresentar alguma solução para o caos que está instalado na cidade, pelo menos enquanto a Gestão do Prefeito Roberto Cláudio não apontar nenhuma solução viável para o tema.

Vamos propor este seminário, confiando que esta Casa assumirá esse debate, que é bastante sério e urgente, apesar de sabermos que num primeiro momento será polêmico, sabemos disso. Mas se outras cidades, com o mesmo problema, passaram por isso e sobreviveram, a cidade de Fortaleza poderá, também, vivenciar esta experiência.

Por enquanto é tudo, senhor Presidente.

                            Obrigado e um bom dia a todos.

quarta-feira, 5 de junho de 2013

FALA VEREADOR


ENTREVISTA PARA RÁDIO

Pela manhã, o vereador Gelson Ferraz foi fonte de entrevista para o Programa Antônio Viana, um dos mais renomados em termos de jornalismo, no Ceará. Diretamente para a Rádio Cidade AM 860, Gelson, que é presidente da Comissão de Turismo da Câmara Municipal de Fortaleza, falou para a repórter Lani Santana sobre o Fórum de combate a exploração sexual infanto-juvenil com motivação turística, organizado no último dia 10 de maio e ainda sobre outro crime bárbaro em nossa sociedade: o tráfico de seres humanos. 

Acompanhe os bastidores da entrevista e todo seu conteúdo.

 

terça-feira, 4 de junho de 2013

GELSON ACOMPANHA INAUGURAÇÃO DE CRECHE

Acompanhe o vídeo do discurso do vereador Gelson Ferraz.

GELSON ACOMPANHA INAUGURAÇÃO DE CRECHE

Manhã de inauguração em Fortaleza com a presença do vereador Gelson Ferraz. O parlamentar acompanhou a entrega do Centro de Educação Infantil Maria de Jesus Oriá Alencar, no Conjunto Maria Tomázia, bairro Sítio São João. A creche, pronta para abrigar em tempo integral 192 crianças, possui espaços como brinquedoteca e refeitório para 5 refeições diárias.
Gelson, saudado pelo prefeito Roberto Claudio e ao lado de lideranças comunitárias e políticas como o secretário de educação, Ivo Gomes, discursou sobre a importância do funcionamento do equipamento para aquela população.
Acompanhe em imagens, o evento e a participação do vereador Gelson Ferraz.