quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Gelson sugere campanhas educativas para manter a cidade limpa


                             Vereador do PRB preocupado em manter a cidade limpa o ano todo - Foto: Genilson de Lima
O vereador Gelson Ferraz (PRB) levou à tribuna da Casa Legislativa, nesta quarta-feira, 14, o debate sobre a limpeza da cidade de Fortaleza. O parlamentar ressaltou que todos sabem do esforço e da freqüência exata como a limpeza e a coleta do lixo são realizadas na cidade toda, embora entenda que nas áreas mais frequentadas pelos turistas deva ser bem mais intensificado.
Gelson ainda chamou a atenção para a falta de campanhas educativas e peças publicitárias que estimulem a população a manter a cidade limpa, bem como para a escassez de lixeiras em muitas áreas da cidade. “Nós precisamos ter um plano de mídia da Prefeitura, uma alternativa para a educação da população e, principalmente, nós dotarmos o Poder Público de instrumentos mais eficazes, mais eficientes até, para que possa multar e até processar essas pessoas”, sugeriu Gelson Ferraz.
O vereador ainda garantiu que o tema será trabalhado pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Emprego e Renda, já no início do próximo ano. Gelson disse que irá convocar as empresas Marquise e Ecofor para uma avaliação da participação das mesmas no processo de conscientização e educação da população.
POR SILMARA CAVALCANTE

Pronunciamento - Limpeza da Cidade – Alta Estação


Vereador do PRB preocupado em manter a cidade limpa o ano todo - Foto: Genilson de Lima

Senhor Presidente,
Senhoras e Senhores Vereadores,

Eu quero iniciar a minha fala de hoje, senhor Presidente, parabenizando a Excelentíssima Senhora Presidenta Dilma Rousseff pela passagem do seu aniversário, comemorado hoje, dia 14 de dezembro.
Esta mulher de fibra, de coragem, e que até este momento, é a imagem da ética e do zelo pela coisa pública, merece o nosso cumprimento e o nosso respeito.
E no meu pronunciamento de hoje eu quero tratar de um tema que é muito caro à cidade de Fortaleza.
Nós fomos surpreendidos com uma matéria veiculada ontem, num jornal televisivo local, onde os turistas eram abordados para emitirem a sua opinião sobre o estado de limpeza das praias e ruas da cidade.
Não sei até que ponto a matéria pode ter sido tendenciosa. Eu acredito que não tenha sido esta a intensão.
Mas o fato é que a TV mostrou muita sujeira na Praia do Futuro, inclusive com a opinião decepcionada dos turistas que ali estavam.
Logo apareceu a ECOFOR, com um novo equipamento que foi adquirido pela empresa concessionária para a limpeza da areia.
Dentre as reclamações apresentadas pelos turistas, estava a deficiência na quantidade de lixeiras e a má educação da população local, principalmente.
Já no Jornal O Povo de hoje, nós temos uma matéria sobre a lavagem do calçadão da Beira Mar, inclusive com água retirada da Lagoa do Opaia.
E em destaque na matéria, nós temos que a varrição é feita de segunda a sábado. E eu pergunto o seguinte: e nos domingos, quando a cidade realmente precisa desse serviço?
Juntando todos esses elementos, senhor Presidente, nós podemos identificar alguns equívocos ainda cometidos no trato da nossa cidade, que depende, repito, depende diretamente da atividade turística.
Primeiro, que a lavagem do calçadão e a manutenção dessa limpeza na área de praia, principalmente, deveriam ser realizadas com bem mais frequência.
Não só o turista, mas toda a população local merece conviver com praias e ruas limpas.
Somos sabedores do esforço e da frequência exata como a limpeza e a coleta do lixo é realizada na cidade toda. Mas naquelas áreas mais frequentadas pelos turistas, isto deveria ser bem mais intensificado.
Reparem, senhoras e senhores, que Fortaleza é o principal destino indutor do Nordeste e o terceiro destino mais visitado por turistas no Brasil.
Com todo este destaque nacional, é impossível se pensar que o nosso cartão de visitas possa ser sujeira nas praias.
E eu chamo a atenção para a principal constatação realizada na matéria que a TV fez com os turistas. Eles foram uníssonos em dizer que a falta de educação da população era algo notório.
E isto nos faz pensar, senhor Presidente, que realmente o fortalezense tem o péssimo hábito de jogar lixo nas ruas, principalmente o de arremessar latinhas, papeis e todo tipo de resíduo pelas janelas dos carros e dos transportes coletivos.
Há até uma piadinha de muito mau gosto, que diz o seguinte: “vou contribuir para manter o emprego dos garis”.
Esta é a prova maior da quase ausência de consciência ecológica e de urbanidade, de boa parte da população.
Mas principalmente, senhoras e senhores, eu quero chamar a atenção para a falta de campanhas educativas, de peças publicitárias que estimulem a população a manter a cidade limpa e, também, da escassez de lixeiras em muitas áreas da cidade.
E quando as lixeiras estão lá, não são adequadas para receber resíduos como os cocos que são vendidos na orla.
É um desenrolar de constatações; de fatos cotidianos; que merecem a atenção da Prefeitura e desta Casa. Já que isto é assunto da maior relevância para a cidade.
Nós precisamos inserir, dentro do plano de mídia da Prefeitura, dentro da propagando institucional, uma alternativa para a educação da população e, principalmente, nós dotarmos o Poder Público de instrumentos mais eficazes, mais eficientes até, para que possa multar e até processar essas pessoas.
Essa história de que o patrimônio público é “terra de ninguém” tem que acabar. Nós também somos responsáveis por isso. Se um cidadão se arvora a jogar lixo na rua, ele deve ser exemplarmente punido por conta disso, até mesmo para que a cidade possa se abster de problemas como este.
Nós vamos trabalhar esta questão na Comissão de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Emprego e Renda, já no início do próximo ano.
Vamos, inclusive, convocar a Marquise e a ECOFOR para que nós possamos analisar a participação da empresa nesse processo de conscientização e educação da população.

Por enquanto é tudo, senhor Presidente.
Obrigado.

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

PROJETO DE LEI COMPLMENTAR - PLEBISCITO


     VÁRIOS PARLAMENTARES FORAM À TRIBUNA ELOGIAR O PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR APRESENTADO PELO VEREADOR GELSON FERRAZ. O DOCUMENTO TRATA DA REALIZAÇÃO DE CONSULTAS, PELA POPULAÇÃO, POR MEIO DE REFERENDOS E PLEBISCITOS EM CASOS COMO, A REALIZAÇÃO DE OBRAS DE VALOR ELEVADO, OU QUE TENHAM SIGNIFICATIVO IMPACTO AMBIENTAL.
      NESTA EDIÇÃO DA “VOZ DA CIDADANIA” O VEREADOR GELSON FERRAZ FALA MAIS SOBRE SEU PROJETO QUE VALORIZA A DEMOCRACIA.

VEREADOR COMENTA FIM DA CPI


VEREADOR GELSON FERRAZ, QUE PRESIDE A COMISSÃO DE TURISMO NA CÂMARA MUNICIPAL, COMENTA OS RESULTADOS DA COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUÉRITO QUE INVESTIGOU A EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES. O PARLAMENTAR MILITA NESSA ÁREA E JÁ APROVOU LEI QUE COIBE ESTE TIPO DE CRIME, AQUI NA CAPITAL.            
OUÇA A ENTREVISTA DO VEREADOR GELSON FERRAZ NA “VOZ DA CIDADANIA”.

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Vereador participa da CPI contra a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes


Acompanhe abaixo o vídeo-reportagem sobre a participação do vereador Gelson Ferraz num evento de panfletagem contra a exploração sexual de crianças e adolescentes, no Aeroporto Internacional Pinto Martins. Gelson, que é presidente da Comissão de Turismo da Câmara Municipal de Fortaleza, foi convidado pelos membros da CPI instituída na Casa para investigar este crime.

CENTRO DE EVENTOS DO CEARÁ


NO INÍCIO DE DEZEMBRO, O VEREADOR GELSON FERRAZ FOI UM DOS POUCOS CONVIDADOS A ACOMPANHAR UMA VISITA GUIADA AO MEGA CENTRO DE EVENTOS DO CEARÁ. NA COMPANHIA DE AUTORIDADES, COMO O SECRETÁRIO DE TURISMO DO ESTADO, BISMARCK MAIA, O PARLAMENTAR, PRESIDENTE DA COMISSÃO DE TURISMO, FICOU ENTUSIASMADO COM O NOVO ESPAÇO.
ACOMPANHE O DEPOIMENTO DO VEREADOR GELSON FERRAZ NA NOVA EDIÇÃO DA “VOZ DA CIDADANIA” E O BANCO DE IMAGENS DA VISITA DO PARLAMENTAR AO MODERNO EQUIPAMENTO TURÍSTICO.



Seminário Internacional sobre Turismo

Acompanhe à seguir o vídeo-reportagem da participação do vereador Gelson Ferraz no Seminário Internacional sobre Turismo, que aconteceu em dezembro, em Fortaleza. 
O parlamentar se encontrou com lideranças do setor,  inclusive com o Ministro do Turismo, 
Gastão Vieira. (foto)