sexta-feira, 1 de abril de 2011

ALÔ DEFENSORIA



Vereador Gelson Ferraz participou da inauguração do serviço “Alô Defensoria” na sede da Defensoria Pública do Estado do Ceará. Quem discar o número 129 vai obter informações sobre atendimento, os locais onde se encontra os Núcleos da Defensoria, a documentação necessária para ser apresentada e mesmo pré-agendar o comparecimento.



Câmara nos Bairros


Vereador Gelson participou da primeira edição do novo Câmara
nos Bairros no Centro Urbano de Cultura, Arte, Ciência
e Esporte (Cuca) Che Guevara.

quarta-feira, 30 de março de 2011

Programa Cena Pública

Inúmeras entrevistas e participações do vereador Gelson Ferraz em programas de TV marcaram a última semana do mês de março. A mais recente delas aconteceu no programa Cena Pública, na TV Ceará, canal 5. O programa, um dos mais prestigiados do jornalismo cearense, convidou o parlamentar para debater a implantação o Iplanfor, Instituto de Planejamento de Fortaleza, além dos trabalhos na Câmara Municipal e a atual situação de infra-estrutura de nossa cidade.

Acompanhe as imagens.


Pronunciamento em 30/03/2011



Eu peço a palavra Pela Ordem, senhor Presidente, como não poderia deixar de ser, para registrar a morte de um dos filhos mais ilustres da cidade de Fortaleza, o ex-Vice-Presidente da República José Alencar.
Filho de Fortaleza, senhoras e senhores, porque assim decidiu esta Casa quando lhe outorgou o Título de Cidadão Honorário em 30 de novembro de 2009.
Zé Alencar foi muito além do empresário, do político, do homem de partido. Toda a sua vida foi um grande exemplo de vida para o povo brasileiro. E isto é incontestável.
Nos últimos anos de vida, senhor Presidente, nós brasileiros, nos acostumamos a receber a notícia de que José Alencar havia sido internado. E, dias depois, lá estava o Zé Alencar saindo do hospital, com seu sorriso largo, transmitindo uma confiança inacreditável.
Por isso causou tanta surpresa a notícia da sua morte na tarde de ontem. Todos os brasileiros já sabiam que isso poderia acontecer, mas no fundo nós não aceitávamos essa idéia.
Para quem não sabe foi o José Alencar quem batizou o nosso partido como Partido Republicano Brasileiro, e dele foi Presidente de Honra até a sua morte.
Foi tão diferente o seu modo de fazer política, que o próprio Partido dos Trabalhadores lhe concedeu um título inédito, de filiado de honra do PT.
É que o Zé Alencar realmente causava essas sensações e efeitos em todos os níveis de Poder.
Não podemos preterir da memória desse homem extraordinariamente forte e simples.
Quando esteve aqui nesta Casa, em 2009, ele ficou ali sentado na sala do Presidente, aguardando ser chamado e deixando transparecer claramente o seu nervosismo e ansiedade em estar sendo homenageado por esta modesta Casa Legislativa.
Eu fui testemunha da sua felicidade em ser filho de Fortaleza. Não havia ali nenhum vestígio de hipocrisia, de superioridade, nada disso. Havia sim uma sincera felicidade.
Estive com José Alencar pessoalmente em algumas oportunidades. Mas uma destas, em especial, ocorrida durante um encontro regional em Brasília, onde estive acompanhado de outros membros da Executiva Estadual aqui do Ceará.
No início do evento nós recebemos a notícia de que ele havia sido internado para exames, lá em São Paulo, e que por isso não poderia participar do encontro.
Lá no meio da tarde, para a nossa surpresa, senhor Presidente, o Zé Alencar chega ao hotel, vindo direto do Hospital Sírio Libanês, dizendo que não poderia deixar tantas pessoas esperando por ele.
Eu, meus assessores Euler Barbosa e Walterneya Silva e o Deputado Ronaldo Martins, pudemos presenciar, naquela tarde, uma dos mais brilhantes e emocionantes discursos do Zé Alencar, onde ele exaltou a vida e paixão pela política e pelo PRB.
Agradeço, em nome do PRB, a todos os vereadores e vereadoras que se manifestaram pela morte do Zé Alencar.
Encerra-se aqui uma grande passagem por esta Terra.

Obrigado.

Vereadores lamentam a perda de José Alencar


José Alencar recebeu, na Câmara Municipal, o Título de Cidadão de Fortaleza - Foto: Genilson de Lima
O ex-vice-presidente da República José Alencar morreu na tarde da última terça-feira, 29, no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, em decorrência de falência múltipla dos órgãos, após de 13 anos de luta contra o câncer. Vereadores da Capital cearense lamentam a perda, exaltando o exemplo dado pelo empresário, que, mineiro de nascimento, também era cidadão de Fortaleza. Ele tinha 79 anos.
O presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, vereador Acrísio Sena (PT), recebeu com grande pesar a informação sobre a perda de um ícone da política brasileira. “Um cidadão que veio de camada humilde, que trabalhou, venceu na vida e chegou ao cargo, junto com Lula, de comando do país”.
Solidarizando-se com os familiares do ex-vice-presidente, Acrísio fez questão de ressaltar a felicidade com que José Alencar recebeu, da Câmara Municipal, o Título de Cidadão de Fortaleza.
“Foi uma grande perda para o PRB e para o Brasil. Era um homem que tinha as melhores intenções para o país. Nos deixa uma tristeza muito grande”, declarou o vereador Gelson Ferraz (PRB). O parlamentar foi o autor do decreto legislativo que concedeu ao ex-vice-presidente o Título de Cidadão de Fortaleza.
Gelson lembrou o momento em que recebeu uma ligação de Alencar, no exercício da presidência da República, pedindo permissão para receber o título de cidadania durante visita oficial ao estado do Ceará, em novembro de 2009. “Essa humildade chamou a atenção, ficou marcado”, ressaltou.
Na ocasião em recebeu o Título de Cidadão de Fortaleza, em 30 de novembro de 2009, José Alencar mostrou emoção com a comenda: “Em Minas Gerais, o cearense é considerado o mais mineiro de todos os brasileiros. Agradeço a todos os vereadores de Fortaleza que, de forma unânime, me concedem essa grande honraria, a qual não esquecerei jamais”.
Ele também falou do seu estado de saúde, afirmando que estava confiante, uma vez que exames tinham constatado a redução dos tumores no intestino. “Pedi às enfermeiras do Sírio Libanês para não espalharem a notícia, ou o povo do Brasil iria parar de torcer por mim. Se Deus me curar – e parece que ele quer me curar – e eu estiver em condições de merecer o apoio do meu partido, enfrento uma eleição para continuar a fazer algo pelo meu país”, declarou, referindo-se às eleições de 2010.
Com informações da rádio Fortaleza FM (93,5 MHz), a emissora oficial da Câmara Municipal
POR ROBERTO CÉSAR LIMA

terça-feira, 29 de março de 2011

Voto de pesar

A Executiva Municipal do Partido Republicano Brasileiro, em nome de todos os filiados e simpatizantes, manifestam o seu voto de pesar pelo falecimento do bravo “Guerreiro Republicano” José Alencar Gomes da Silva, ex-presidente da República e ex-presidente de Honra do PRB. Uma perda irreparável pro Brasil e pra todos que se inspiravam na sua coragem, determinação e vontade de viver. É um dia triste pra democracia.

Entrevista no programa Plenário da Cidade



Vereador Gelson Ferraz em entrevista no programa
Plenário da Cidade, na TV Fortaleza, canal 6 da NET.
Sob a apresentação do jornalista Paulo Sérgio Cordeiro,
o parlamentar debateu projetos, metas e desafios do setor
turístico da Capital ao lado do Coordenador do Fórum de
Turismo do Ceará, Engº Pedro Carlos.
Gelson é presidente da Comissão de
Desenvolvimento Econômico, Turismo, Emprego e Renda,
da Câmara Municipal.

Fotos Audiência IPLANFOR


DEBATE DE ALTO NÍVEL MARCA AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE O IPLANFOR

Instituto dos Arquitetos do Brasil, Secretaria de Planejamento da Capital, Ong Cearah Periferia e Federação de Bairros e Favelas foram apenas alguns dos órgãos representativos da sociedade que participaram da Audiência Pública, nesta segunda-feira, 28 de março, na Câmara Municipal de Fortaleza. O local escolhido para o encontro foi o próprio Plenário da Casa. Presidindo a audiência, o vereador Gelson Ferraz/PRB.
O tema, a (re) criação do Instituto de Planejamento de Fortaleza, Iplanfor, atraiu secretários, presidentes de órgãos da sociedade civil e representantes de academia científica, como a Universidade Federal do Ceará, que enviou o professor dr. José Almir Farias, do curso de Arquitetura e Urbanismo.
O debate, de alto nível, devido a presença de técnicos e estudiosos do assunto, apresentaram a preocupação e o desejo de colaborar na resolução dos problemas de estrutura de Fortaleza. O Iplanfor é o órgão por excelência que deverá tomar nas mãos os rumos de desenvolvimento da cidade a curto, médio e longos prazos, no que tange a infra-estrutura, trânsito, obras, Copa de 2014 etc. À frente dos debates, está Gelson Ferraz. O parlamentar, ao longo do mandato, vem buscando sensibilizar o poder executivo para que haja uma maior atenção no planejamento da Capital. Acatando o projeto do parlamentar, em fevereiro, a Prefeita Luizianne Lins enviou a Câmara Municipal mensagem para a (re) criação do Orgão, nos moldes do antigo Instituto de Planejamento do Município, Iplam, desativado há mais de uma década.
Elogiados por todos os debatedores pelo empenho em buscar a concretização de um órgão que cuide melhor de Fortaleza, o vereador Gelson Ferraz acompanha de perto os preparativos para o funcionamento do Instituto.
A Audiência Pública foi pauta antes, durante e depois do evento, tendo Gelson Ferraz como fonte para citações e entrevistas na mídia: Programa Revista O Povo/CBN, Rádio O povo/ CBN; Jornal Diário da Manhã, TV Diário; TV Fortaleza; Rádio Fortaleza (93,5 FM); TV Jangadeiro; Jornal O Povo; Jornal O Estado; TV Ceará e TV União.

Da Assessoria de Comunicação do Gabinete



segunda-feira, 28 de março de 2011

Audiência Pública debate a criação do IPLANFOR

      Vereador Gelson Ferraz (PRB) foi o propositor da audiência pública - Foto: Genilson de Lima


A Câmara Municipal realizou na manhã de hoje, 28, no plenário Fausto Arruda, uma audiência pública para debater a criação do Instituto de Planejamento da cidade de Fortaleza. A audiência foi presidida pelo vereador Gelson Ferraz (PRB), e contou com a presença de vereadores, representantes da sociedade e de órgãos municipais.
“Nós propomos a audiência para colhermos ideias dos técnicos e, então, criarmos emendas que visem à melhoria do projeto”, disse Gelson.
Para o vereador Salmito Filho (PT), “é inimaginável se pensar, em pleno século XXI, em planejar uma cidade como Fortaleza sem ter uma ferramenta para planejar. Nós temos que pensar a cidade para todos e não só para o hoje, mas também para o amanhã”.
Na audiência, foram discutidas as atribuições do Iplanfor e a formação do quadro de funcionários. Foi consenso, entre todos os presentes, a importância de uma ferramenta que visa planejar a cidade.
“Através do Instituto, nós teremos um órgão que pense a cidade. Nós não podemos pensar no investimento sem pensar na vida das pessoas. A cidade necessita de ter um estudo”, disse a vereadora Eliana Gomes (PCdoB). Os vereadores têm até quarta-feira para apresentar as emendas que contribuam com o projeto de criação do Instituto.

Por Fernanda Barrocas

Gelson Ferraz participa do aniversário da primeira Câmara de Fortaleza



O evento comemorativo dos 310 anos da primeira Câmara de Fortaleza aconteceu na unidade do SESI, na Barra do Ceará. O bairro escolhido por, segundo o historiador Adauto Leitão, ter o lugar de nascimento da Capital e onde se concentra o Marco Zero da cidade.
Gelson Ferraz, junto a outros parlamentares, foi homenageado como personalidades públicas que apóiam os movimentos históricos ligados a fundação da cidade.

Da Assessoria de Comunicação do Gabinete

Vereador Gelson Ferraz participa do programa de rádio “Revista”


O vereador Gelson Ferraz foi entrevistado pela jornalista Alexandra Souza, na Rádio O Povo/CBN durante o programa “Revista”. A emissora é referência no Ceará quando o assunto é notícia, obtendo altos índices de audiência.
O bate papo entre a apresentadora e o parlamentar durou 15 minutos, ao vivo e por telefone. Gelson respondeu inúmeras perguntas sobre estrutura da cidade, desenvolvimento e a instalação do Instituto de Planejamento de Fortaleza, Iplanfor. O planejamento e o crescimento sustentável da Capital é uma das bandeiras de luta do político, despertando sempre interesse na imprensa cearense.

Da Assessoria de Comunicação do Gabinete