sexta-feira, 25 de março de 2011

Audiência discute criação do Instituto de Planejamento de Fortaleza

                Gelson Ferraz é o autor do pedido de audiência pública - Foto: Genilson de Lima


A Câmara Municipal realiza na próxima segunda-feira, 28, às 9 horas, audiência pública para discutir a criação do Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor), objeto de mensagem prefeitural que tramita no Legislativo. A iniciativa é do vereador Gelson Ferraz (PRB).
Um dos parlamentares que mais defendem a existência do órgão de planejamento urbano, Gelson já promoveu audiência pública sobre o assunto e elaborou projeto de indicação para a criação de um novo instituto nos moldes do extinto Instituto de Planejamento (Iplam), que funcionou até 1999.
O vereador explica que a idéia á época, quando da extinção do Iplam, era descentralizar as ações de planejamento urbano, dando essa função a cada uma das Secretarias Executivas Regionais (SERs). No entanto, segundo ele, esse modelo não funcionou e acabou “engessando” a Prefeitura. “A prefeita Luizianne Lins não conseguiu criar ou alargar vias. Quando for criado, o Iplanfor vai dar condições para a prefeita trabalhar”, aposta Gelson.
Devem participar da audiência as Secretarias do Planejamento (Sepla), do Meio Ambiente (Semam) e de Finanças (Seinf), o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-CE), o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA-CE), o Cearah Periferia, o Núcleo de Habitação e Meio Ambiente (Nuhab), dentre outros. De acordo com Gelson, o debate deverá gerar uma série de idéias que serão transformadas em emendas ao projeto de lei.

Por Edwirges Nogueira

Barracas na Praia do Futuro - Ver. Gelson Ferraz

quinta-feira, 24 de março de 2011

Pesquisa ouve população sobre barracas da Praia do Futuro


Acrísio Sena e Gelson Ferraz acompanharam de perto a realização da pesquisa - Foto: André Lima

Os vereadores Acrísio Sena (PT), presidente da Câmara, e Gelson Ferraz (PRB), presidente da Comissão de Turismo, depois de conversar com Fátima Queiroz, presidente da Associação de Barraqueiros, acompanharam a aplicação da pesquisa.

Gelson Ferraz enalteceu o fato de que muitas pessoas foram ouvidas, e puderam dar sua opinião. Os pesquisados se sentiram bem por poder participar dessa discussão tão importante para Fortaleza. “Essas barracas são um atrativo para os turistas”, frisou.

O vereador reconhece que existem barracas com 14.000 metros quadrados, dentro de um bem público. Isso impede o povo cearense de ter acesso à Praia, porque tudo tem que se pagar. Mas a Comissão de Turismo e Câmara não pode tomar uma decisão. Daí, a importância dessa pesquisa.

POPULAÇÃO É OUVIDA SOBRE BARRACAS DE PRAIA


Permanência das barracas e reordenamento. Este é o resultado parcial – e que deve ser confirmado – apontado pela pesquisa sobre o que fazer com as barracas da Praia do Futuro. A iniciativa de ouvir a população da Capital foi da Câmara Municipal de Fortaleza, através da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Emprego e Renda, presidida pelo vereador Gelson Ferraz/PRB.

Segundo o parlamentar, o estudo apontará quais decisões o Legislativo deverá tomar para resolver o caso, sempre atento ao sentimento do povo. Para o Ministério Público Federal, os equipamentos turísticos estão instalados em áreas indevidas e ocupando espaços pertencentes à União.

A pesquisa, realizada pelo Instituto de Pesquisas Américo Barreira - IPAB, ligado a Câmara Municipal, ouviu cerca de 2 mil pessoas em locais como terminais de ônibus, praças e na própria Praia do Futuro. Gelson Ferraz esteve pessoalmente acompanhando a aplicação dos questionários. Os entrevistados elogiaram a iniciativa de serem ouvidos e de participarem das decisões que envolvem a cidade.

A previsão para a entrega dos resultados está prevista para o início de abril, mas, o presidente da Comissão de Turismo já adianta que a maioria dos entrevistados apóia a permanência das barracas.


Assessoria de Comunicação do Gabinete

segunda-feira, 21 de março de 2011

Visita as obras do Metrofor


Vereadores conferiram como está a estação subterrânea do Benfica - Foto: Genilson de Lima

Vereador Gelson juntamente com o grupo de vereadores integrantes da Comissão Especial da Copa de 2014 visita as obras do Metrofor.
Gelson Ferraz (PRB) falou que os parlamentares são responsáveis por repassar tais informações para a população. “Quem passa de ônibus pensa que a obra está parada e nós vemos que as coisas estão caminhando e que há novos projetos”.
O vereador fez referência ao projeto do ramal Parangaba Mucuripe, que funcionará com Veículos Leve sobre Trilhos (VLT) e ao da linha leste, cujo projeto está em fase de elaboração, que ligará o Centro à Unifor.

IPLANFOR VOLTA A SER DEBATIDO NA CÂMARA MUNICIPAL


Já está confirmado para o dia 28 de março a Audiência Pública sobre a recriação do IPLANFOR, o Instituto de Planejamento de Fortaleza. O assunto vem sendo um dos mais esperados dos últimos meses no legislativo municipal diante do crescimento dos desafios estruturais que envolvem a Capital, como alargamento de vias, construções civis diversas, obras de impacto ligadas a Copa de 2014 e o trânsito de veículos cada vez mais problemático.