quinta-feira, 3 de março de 2011

Projeto Profissional Bom de Copa


Vereador Gelson participou na manhã de hoje do Seminário de
Lançamento do Projeto Profissional Bom de Copa
realizado no SEBRAE/CE.


Reordenamento das barracas da Praia do Futuro



Vereador Gelson Ferraz ( presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Emprego e Renda), participou de uma reunião na tarde de ontem com o prefeito de Fortaleza em exercício Acrísio Sena e com representantes da Procuradoria Geral do Município (PGM), Ministério Público (MP), Advocacia Geral da União (AGU) e Secretaria do Patrimônio da União para discutir o reordenamento das barracas da Praia do Futuro.

Estádio Antony Costa


Vereador Gelson visitou o Estádio Antony Costa (Bairro Antonio Bezerra) que passa por reforma.
O Estádio Antony Costa ganhou vestiários, iluminação e drenagem completa. Ao lado do campo gramado, estão sendo concluídas uma quadra de futsal e uma de vôlei, além de pista para cooper.





Gelson visita as obras do estádio Presidente Vargas




Vereador Gelson Ferraz participa da Comissão Especial que visitou e acompanha as obras 
do estádio Presidente Vargas (PV).

Avança o debate sobre reordenamento da Praia do Futuro


Câmara Municipal articula encontros em busca da solução definitiva - Foto: Evilázio Bezerra


Presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Emprego e Renda, da Câmara Municipal, o vereador Gelson Ferraz (PRB) está otimista com relação à situação das barracas da Praia do Futuro, ameaçadas de demolição. Segundo ele, uma reunião realizada no Legislativo Municipal, avançou na busca de uma solução.
Gelson informou que o encontro, realizado na tarde de quarta-feira, no gabinete da presidência da Câmara, reforçou o empenho da Mesa Diretora e de várias instituições para que seja encontrada a melhor alternativa. Para isto, serão observados os interesses da cidade, da população, dos turistas e dos proprietários de barracas. O reordenamento se apresenta como a solução mais viável no momento.
Além do prefeito em exercício de Fortaleza, Acrísio Sena (PT), participaram do encontro representantes do Ministério Público Federal, Advogacia Geral da União e Secretaria do Patrimônio da União, além de outros órgãos, inclusive da Prefeitura de Fortaleza. Gelson acredita que a ampliação dos debates abre a perspectiva de que a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Emprego e Renda, em conjunto com outras instituição, encontre uma solução para a retirada das barracas.
A Comissão tem audiência marcada com o prefeito Acrísio Sena, no Paço Municipal, para continuar com as discussões sobre as barracas da Praia do Futuro. O vereador Gelson Ferraz disse que o encontro com o prefeito, deverá contar com a presença dos representantes dos empresários e demais órgãos envolvidos.

Por Roberto César Lima

Gelson quer força-tarefa no combate ao Turismo Sexual na Praia de Iracema



        Gelson Ferraz é presidente da Comissão de Turismo da CMFor - Foto: Genilson de Lima


O presidente da Comissão de Turismo da Câmara, vereador Gelson Ferraz (PRB), destacou na sessão, o problema enfrentado pela Praia de Iracema com o turismo sexual. Segundo o parlamentar, é necessária uma mobilização dos órgãos públicos no combate ao aliciamento de mulheres e exploração de crianças e adolescentes.
Gelson Ferraz falou da importância da fiscalização dos estabelecimentos pelo Poder Público. “Se a cidade tem casa de diversão, a maioria disfarçada com alvarás de restaurantes, que praticam crime de exploração sexual, que patrocinam a deterioração da Praia de Iracema, o Poder Público deve ir fundo nesta questão, e trabalhar com a possibilidade de fechar esses estabelecimentos”, apontou.
Esta fiscalização, segundo Gelson, faria parte de uma força-tarefa, envolvendo a Secretaria de Segurança, órgãos de fiscalização da Prefeitura, organismos de meio ambiente, Juizado da Infância e da Juventude, dentre outras instituições.
O parlamentar salientou o trabalho realizado pela Comissão de Turismo contra o turismo sexual, com blitzs nas praias da Capital, Aeroporto Pinto Martins e estabelecimentos da Orla. “A comissão está acompanhando de perto esta questão, continuando com o combate ao turismo com motivação sexual”, colocou.

Praia do Futuro
Gelson Ferraz evidenciou ainda a questão das barracas da Praia do Futuro, que vem sendo debatida e acompanhada pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Acrísio Sena (PT). “O presidente está conduzindo o assunto de forma responsável e eficaz. Cumprindo o seu compromisso de fortalecer as comissões técnicas”, destacou.

A Comissão de Turismo ficou encarregada de desenvolver uma pesquisa sobre a situação da Praia do Futuro. De acordo com Gelson Ferraz, que já realizou algumas visitas ao local, é necessário falar da importância turística das barracas, mas que a Praia precisa passar por um reordenamento.
Segundo Gelson, a questão do reordenamento vem sendo o ponto principal nos debates, na garantia do acesso livre à praia. “Nós vamos lutar pelo mínimo de padrão nas dimensões e materiais utilizados na Praia do Futuro, de modo a devolver a praia à população”, enfatizou.

Por Adriana Albuquerque

Pronunciamento - 22/02/2011



Senhor Presidente,
Senhoras e Senhores Vereadores,

Eu quero aproveitar meu pronunciamento de hoje, senhor Presidente para destacar a volta à pauta da sociedade, mais uma vez de maneira impactante, do debate acerca da prostituição, que assola algumas áreas da cidade.

A imprensa fez um importante destaque sobre a problemática da Praia de Iracema, que é bem mais complexa do que um simples caso de polícia.

Trata-se de um problema que se arrasta por anos, sem que o Poder Público possa atacar de maneira mais eficiente.

A Prefeitura vem concentrando esforços na questão da reurbanização daquela região, da revitalização dos equipamentos urbanos, porém, não há dúvida de que um amplo trabalho deverá ser feito no sentido de impor a força do Estado na fiscalização e até na imposição de sanções aos estabelecimentos  que exploram mulheres, e proporcionam até a exploração de crianças e adolescentes.

Se a cidade tem casas de diversão, a maioria disfarçadas com alvarás restaurantes, que praticam crime de exploração sexual, que patrocinam a deterioração do espaço da Praia de Iracema, o Poder Público deve ir fundo nessa questão, e trabalhar, inclusive, com a possibilidade de fechamento desses estabelecimentos.

Eu penso que seria possível até mesmo uma força tarefa, envolvendo a secretaria de segurança, os órgãos de fiscalização da Prefeitura, os organismos de meio ambiente, o Juizado da Infância e da Juventude, enfim, uma ação conjunta para expurgar esse problema.

A Comissão de Turismo está acompanhando de perto esta questão, e vamos continuar com o nosso trabalho de combate ao Turismo com Motivação Sexual, inclusive com a continuidade das nossas BLITZ de conscientização, com a distribuição do folder da Comissão, que foi impresso em português, inglês e espanhol.

Em breve retornaremos com o calendário de atividades da Comissão.

Outra questão importante, senhor Presidente, que eu preciso registrar, é sobre o importante trabalho de intermediação do Presidente Acrísio Sena quanto à questão da Praia do Futuro, e da real possibilidade de chegarmos, através da intermediação da Câmara Municipal, a uma solução para a problemática das barracas de praia.

O Presidente Acrísio Sena está conduzindo o assunto de uma de uma maneira bastante responsável, eficaz, e eu diria até republicana, todos os esforços para que a solução venha o mais breve possível.

O Presidente Acrísio Sena, cumprindo o seu compromisso de fortalecer e prestigiar o trabalho das Comissões Técnicas, engajou nesse processo a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Emprego e Renda, que passou a acompanhar e participar dessas decisões.

De uma maneira prática, nós já estamos trabalhando a realização de uma pesquisa, que será realizada pelo Instituto Américo Barreira, onde estaremos colhendo dados para uma pesquisa que identificará os aspectos econômicos e sociais daqueles empreendimentos.

Mas nós já podemos adiantar um fato concreto, o de que as barracas da Praia do Futuro são os únicos equipamentos que aglutinam os turistas que estão em Fortaleza.

Sem os equipamentos da Praia do Futuro, Fortaleza seria apenas uma cidade dormitório, onde o turista apenas se recolhe para dormir, e durante o dia vai para as praias nos municípios de Caucaia, Aquiraz e outros municípios vizinhos, que ofereçam essa infra-estrutura.

Não há, portanto, nenhuma dúvida acerca da necessidade desses equipamentos, mas há, também, uma necessidade, inclusive do ponto de vista jurídico, de nós reordenarmos aquele espaço.

E é exatamente nesse ponto que a Câmara Municipal está se debruçando.

Já há uma sinalização positiva por parte da Prefeitura, do Ministério Público e até dos próprios empresários, de que nós teremos um amplo e definitivo processo de ordenamento urbano na Praia do Futuro.

Não será possível, isto também já é um consenso, a permanência daquelas grandes infraestruturas, com piscinas, cercas e outras obras de alvenaria.

O acesso livre às nossas praias é um direito garantido pela Constituição Federal e pela nossa Lei Orgânica, que proíbe qualquer construção que obstrua o acesso de pessoas à praia.

Nós vamos lutar pelo mínimo de padrão nas dimensões e materiais utilizados na Praia do Futuro, de modo a devolver a praia à população e de resolver, de maneira definitiva, esta questão que se arrasta por vários anos, inclusive com ações na Justiça e muito desgaste para todas as partes.

Portanto, esperamos que muito em breve, possamos estar anunciando o final dessa longa novela, que terá, pelo esforço desta Casa, a real possibilidade de um final feliz.

Por enquanto é tudo, senhor Presidente.

Obrigado.