quarta-feira, 15 de setembro de 2010

CARREATA DO PRB AGITA FORTALEZA

Além do trabalho diário na Câmara Municipal de Fortaleza, como vereador e como presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Turismo Emprego e Renda, Gelson Ferraz se divide também nas campanhas dos deputados Ronaldo Martins, estadual e Flávio Bezerra, federal. Os dois políticos do PRB estão a caminho da reeleição para suas respectivas Casas e contam com a experiência do parlamentar da Câmara Municipal. Neste segundo final de semana de setembro, uma carreata animada dos apoiadores das duas candidaturas cruzou vários bairros e comunidades de Fortaleza. Foram dezenas de veículos e incontáveis bandeiraços ao longo do percurso, sempre ao som do animado jingle da campanha. À frente, o vereador Gelson Ferraz.


GELSON FERRAZ RESSALTA DESAFIOS DO TURISMO EM FORTALEZA


O vereador Gelson Ferraz (PRB) trouxe para a tribuna da Câmara Municipal, um fato intrigante relacionado ao turismo de Fortaleza. Segundo ele, setores do trade turístico da capital identificaram que, ao longo dos últimos anos, a cidade está se tornando uma “cidade-dormitório” para os turistas. De acordo com ele, as pessoas que hoje visitam Fortaleza desembarcam no Aeroporto Internacional Pinto Martins, hospedam-se nos hotéis da capital, mas direcionam sua programação para as praias que estão em municípios vizinhos. Os próprios operadores de agências de turismo, conforme o vereador, estão montando pacotes turísticos que direcionam os turistas para fora de Fortaleza.  Para ele, a construção de aeroportos em Camocim e em Aracati, previstos pelo Governo do Estado e pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) deve agravar esse quadro, uma vez que os visitantes não terão que passar mais por Fortaleza. “Fortaleza precisa, sim, de investimentos para atrair o turista, permitindo que tenha opção de se deleitar com o que a cidade tem a lhe oferecer”, destaca o vereador, acrescentando que a cidade tem poucas opções de infraestrutura para atrair turistas. Além disso, aponta Gelson, os profissionais que trabalham diretamente com a atividade, como taxistas, garçons e vendedores, sofrem o impacto da pouca exploração turística da cidade.  Em aparte, João Alfredo (PSOL) lamentou a baixa valorização do patrimônio histórico da cidade como potencial turístico. “Perdemos nossa referência histórica. Faltam políticas que valorizem a cultura e nosso patrimônio.” Gelson disse que tem participado de reuniões do Conselho Municipal de Turismo e percebido, da parte da Secretaria de Turismo de Fortaleza (Setfor), “a vontade de acertar, de fazer com que Fortaleza volte a crescer em relação ao turismo”.

Reportagem de Edwirges Nogueira

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

A SEMANA MUNDIAL DO TURISMO VEM AÍ!


          
Finalmente Fortaleza irá dispor de uma homenagem exclusiva aos incentivadores do turismo: a Medalha Everardo Montenegro. O Projeto de Lei n° 0161, deste ano, é de autoria dovereador Gelson Ferraz, que preside a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Emprego e Renda, da Câmara Municipal. A
 comenda será entregue sempre na semana que incluir o dia 27 de setembro, quando se comemora o Dia Mundial do Turismo
A homenagem ao professor José Everardo Guedes Montenegro se justifica por ter sido, além de profissional do turismo e diretor da Emcetur – Empresa Cearense de Turismo, participe de projetos como o Teleférico da Gruta de Ubajara, o Centro de Convenções de Fortaleza e autor da idéia de transformar parte do litoral cearense em um grande complexo turístico. 
escolha do agraciado (pessoa física ou jurídica) será feita pelo Chefe do Executivo, mediante consulta junto ao Conselho Municipal de Turismo – Comtur. 
Finalmente Fortaleza irá dispor de uma homenagem exclusiva aos incentivadores do turismo: a Medalha Everardo Montenegro. O Projeto de Lei n° 0161, deste ano, é de autoria dovereador Gelson Ferraz, que preside a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Emprego e Renda, da Câmara Municipal. A comenda será entregue sempre na semana que incluir o dia 27 de setembro, quando se comemora o Dia Mundial do TurismoA homenagem ao professor José Everardo Guedes Montenegro se justifica por ter sido, além de profissional do turismo e diretor da Emcetur – Empresa Cearense de Turismo, participe de projetos como o Teleférico da Gruta de Ubajara, o Centro de Convenções de Fortaleza e autor da idéia de transformar parte do litoral cearense em um grande complexo turístico. escolha do agraciado (pessoa física ou jurídica) será feita pelo Chefe do Executivo, mediante consulta junto ao Conselho Municipal de Turismo – Comtur.