quarta-feira, 19 de maio de 2010

GABINETE DO VEREADOR GELSON FERRAZ – PRB



Senhor Presidente,
Senhoras e Senhores Vereadores,
Assessores e demais servidores,
População que nos acompanha pela TV Fortaleza e Rádio Líder FM,


Bom Dia a Todos,

Na tarde de ontem, senhor Presidente, a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Emprego e Renda, a qual tenho a honra de presidir, realizou mais uma Blitz da Cidadania e contra o turismo com motivação sexual infanto-juvenil.
Esta é a 5ª edição desse trabalho, que já levou a mensagem da Comissão para os principais pontos turísticos da cidade, além do Aeroporto Internacional Pinto Martins.
 Mas no dia de ontem, senhor Presidente, a nossa blitz teve uma motivação especial, por conta da passagem do Dia de Combate à Exploração Sexual Infanto-Juvenil.
 Ontem nós percorremos os hotéis, conversamos com alguns gerentes e empregados desses estabelecimentos, divulgando a nossa luta e aproveitando para distribuir o nosso panfleto, que foi elaborado em três idiomas, a língua pátria, o inglês e o castelhano, que alcança a maioria dos países da América Latina e a Espanha.
A nossa opção, senhor Presidente, foi de não cessar essa luta, que teve início no início do ano passado e que deve continuar por todo este ano, ou enquanto perdurar essa mazela social em Fortaleza.
 Eu tenho participado das reuniões junto ao Conselho Municipal de Turismo, e percebemos ali, no trabalho daquele colegiado, que inclui o Poder Público e a iniciativa privada, uma imensa vontade de contribuir com a sociedade e de extirpar essa prática criminosa e prejudicial ao turismo de Fortaleza.
 Reafirmamos, senhor Presidente, que esse tipo de turista não interessa à cidade, não interessa ao país.
O lema da nossa campanha é de que “Criança não é atração turística”, justamente porque não há motivo para convivermos com esse tipo de turismo.
 Eu quero agradecer a todos os nossos colaboradores, que na tarde de ontem, fizeram um belíssimo trabalho na Av. Beira Mar, justamente no dia dedicado à proteção e ao acolhimento ás nossas crianças.
 Outra questão relevante, senhor Presidente, dentro do nosso trabalho em busca de um turismo melhor para Fortaleza, é tramitação de um projeto de lei que está na pauta de hoje, de autoria conjunta minha e do vereador Salmito Filho, o presidente desta Casa.
 Trata-se do projeto de lei nº. 161/2010, que é uma iniciativa compartilhada também pelo Conselho Municipal de Turismo, que aprovou e sugeriu à Câmara Municipal, que pudéssemos promover um resgate de uma Lei Municipal de 1995, que instituiu a Medalha Incentivadores do Turismo.
 Isso também nos remete à luta do nosso mandato, de propor um ordenamento de leis com mais qualidade e mais enxuto.
 Pois bem, nós atendemos à solicitação do Conselho de Turismo e estamos modificando o teor da Lei 7.815/1995, tornando-a viável e exeqüível.
 Nós batizamos a comenda com a denominação de Medalha Everardo Montenegro e a regulamentamos alguns critérios para a homenagem anual, a ser conferida às pessoas físicas ou jurídicas que prestarem relevantes serviços ao desenvolvimento do turismo em Fortaleza.
 Nós esperamos que esta Casa faça jus à iniciativa do Conselho Municipal de Turismo e que possa aprovar esta matéria com a maior brevidade possível, inclusive para que possamos prestar as primeiras homenagens ainda este ano, no dia 27 de setembro, quando se comemora o Dia Mundial do Turismo.
 Para a escolha dos homenageados, nós facultamos à Prefeita Municipal a prerrogativa de consultar ao Conselho Municipal de Turismo, quando da escolha dos cinco agraciados em cada ano.
 Trata-se de uma singela contribuição, senhor Presidente, mas que simboliza um delicado processo de reaproximação desta Casa junto ao Conselho Municipal de Turismo, que por inércia de gestões anteriores da nossa Comissão de Turismo, afastou-se ao ponto de alijar o Poder Legislativo de suas decisões.
 Estamos, então, promovendo este esforço, que está recolocando a Câmara Municipal no circuito das grandes decisões sobre a política municipal de turismo.
 Por enquanto é tudo, senhor Presidente.

Obrigado.

COMISSÃO DE TURISMO REALIZA BLITZ DA CIDADANIA




O vereador Gelson Ferraz (PRB) destacou hoje, 19, a realização da quinta Blitz da Cidadania ontem, no Dia Nacional de Luta contra o Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Segundo o vereador, que preside a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Emprego e Renda, foi distribuído folder trilígue (português, inglês e espanhol) em hotéis e na Avenida Beira Mar. 


Para o vereador, as atividades da blitz estão sendo bem recebidas pelas pessoas. “Não vamos cessar essa luta enquanto essa mazela perdurar em Fortaleza. Reafirmamos que esse tipo de turismo não nos interessa”, afirmou, referindo-se ao chamado turismo sexual. 

Gelson destacou também o projeto de lei 161/10, que começa a tramitar hoje, que modifica lei que institui homenagem a incentivadores do turismo. Trata-se da concessão da Medalha Everardo Montenegro, a ser entregue anualmente em solenidade na Câmara, no Dia Mundial do Turismo: 27 de setembro. O projeto é de autoria dele em conjunto com Salmito Filho (PT), presidente da Casa. Gelson disse esperar que a matéria seja aprovada em breve para que a primeira homenagem já possa ser feita este ano.


Reportagem de Edwirges Nogueira

segunda-feira, 17 de maio de 2010

18 DE MAIO e uma lembrança:


18 DE MAIO e uma lembrança:
“Nossas crianças e adolescentes não são atrações turísticas!”

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes não vai passar em branco no Ceará. Na Capital, uma blitz está sendo montada pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Emprego e Renda, da Câmara Municipal de Fortaleza, presidida pelo vereador Gelson Ferraz/PRB. A ideia é levar material informativo e garantir uma melhor e maior conscientização a respeito do tema, aos cearenses e aqueles que estão nos visitando.
Por isso, de forma proativa, os membros da comissão e todo o aparato de colaboradores não vão esperar os turistas saírem às ruas. O objetivo é levar as principais informações para dentro dos hotéis. Panfletos com explicações – em português, inglês e espanhol – sobre o crime de exploração sexual de crianças e adolescentes, serão entregues.
Para isso, os vários hotéis, pousadas e flats da Avenida Beira Mar e do entorno serão visitados, o que deve consolidar ainda mais a parceria do setor turístico cearense com os trabalhos da Câmara Municipal, mais precisamente com as ações do vereador Gelson Ferraz/PRB que somam cinco campanhas como esta.
As outras aconteceram entre meados do ano passado e início deste ano (Calçadão da Avenida Beira Mar, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Aeroporto Internacional Pinto Martins e Barracas da Praia do Futuro).
Tudo acontece no
Dia 18 de Maio, Terça-Feira
ao lado do Monumento da Feirinha da Beira Mar
à partir 16 hs (4 da Tarde)

DANILO AMARAL
ASS. COMUNICAÇÃO

COMISSÃO REALIZA BLITZ CONTRA ABUSO SEXUAL



A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Emprego e Renda da Câmara Municipal de Fortaleza, presidida pelo vereador Gelson Ferraz (PRB), vai estar, nesta terça-feira, 18, no Monumento da Feirinha da Beira Mar. Os vereadores membros da Comissão estão sendo chamados para, a partir das 16h, participar da nova blitz, lembrando a passagem do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

O objetivo é levar as principais informações para dentro dos hotéis. Panfletos com explicações – em português, inglês e espanhol – serão entregues. Segundo Gelson Ferraz, a ideia é levar esse material informativo e garantir melhor e maior conscientização sobre abusos e exploração sexual de crianças e adolescentes aos cearenses da Capital e turistas.

Os membros da Comissão e todo aparato de colaboradores, revelou o vereador, não vão esperar os turistas saírem às ruas. Os vários hotéis, pousadas e flats da Avenida Beira Mar e do seu entorno serão visitados. A ação deverá consolidar ainda mais a parceria do setor turístico cearense com os trabalhos da Câmara de Fortaleza.

Gelson lembra que essa é a 5ª blitz realizada pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Emprego e Renda. As outras, ocorridas entre meados do ano passado e início deste ano, foram no Calçadão da Beira Mar, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Aeroporto Internacional Pinto Martins e nas barracas da Praia do Futuro.

O gabinete do vereador Gelson Ferraz orienta que, para denúncias, as pessoas podem ligar para (85) 3454-2199 (Escritório de Enfrentamento); ou para o Disque Denúncia Nacional 100. 




Reportagem de Iran Soares