Postagens

Mostrando postagens de Março 28, 2010

Pronunciamento – Grande Expediente - em 30/03/2010

Imagem
Abordagem: Avaliação da Audiência Pública que Debateu a Recriação do IPLAM.





Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Vereadores, Assessores e demais servidores, População que nos acompanha pela TV Fortaleza e Rádio Líder FM,

Bom Dia a Todos,
Na manhã de ontem esta Casa recebeu, em Audiência Pública, representantes de diversas entidades da sociedade civil e do governo municipal, para debatermos sobre o processo de recriação do Instituto de Planejamento do Município, o IPLAM.
Com a presença de representantes do Instituto dos Arquitetos do Brasil – IAB; Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura – CREA; Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UNIFOR; Laboratório de Estudos de Arquitetura e Urbanismo da UFC; Secretaria do Meio Ambiente – SEMAM; Secretaria do Planejamento – SEPLA e representantes das Secretarias Executivas Regionais 4 e 6.
Tivemos também a presença dos vereadores João Alfredo, Joaquim Rocha, Eliana Gomes, Carlos Dutra e Acrísio Senna.
É uma pena que não conseguimos atrair a ate…

IPLAM VOLTA AOS DEBATES, NA CAPITAL

Imagem
Depois de mais de uma década, o IPLAM, Instituto de Planejamento do Município, volta a ser tema de grandes debates. O espaço para as ideias foi a Câmara Municipal de Fortaleza e o propositor, o vereador e presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Emprego e Renda, Gelson Ferraz (PRB).
O IPLAM foi um órgão criado para “pensar” estrategicamente o crescimento da cidade de Fortaleza evitando exatamente o que se vê por aí: áreas de risco, moradias inapropriadas, caos no trânsito, adensamento populacional, ausência de construções de equipamentos de infra-estrutura etc. Gelson Ferraz tomou a responsabilidade para si e convocou uma Audiência Pública, no auditório da CMF, para apresentar e discutir com a sociedade o Projeto de Indicação (0128/2009) para recriação do órgão.
Importantes nomes da cidade, de vários segmentos, atenderam ao convite do parlamentar e enriqueceram os debates: Euler Sobreira, do curso de Arquitetura e Urbanismo, da Universidade de Fortaleza; Odilo Alme…

AUDIÊNCIA PÚBLICA DISCUTE RECRIAÇÃO DO IPLAM

Imagem
O planejamento urbano de Fortaleza esteve hoje, 29, em pauta na Câmara Municipal. Audiência pública proposta pelo vereador Gelson Ferraz (PRB) trouxe à tona a necessidade de a cidade ter um órgão de planejamento urbano. Para tanto, ele sugere a recriação do Instituto de Planejamento do Município (Iplam), extinto em 1999.

O coordenador de Planejamento da Secretaria de Planejamento e Orçamento (Sepla), Meneleu Neto, citou a fragmentação das ações após a extinção do Iplam. Para ele, a recriação do órgão reuniria tais ações e teria a missão de fortalecer o papel da cidade na busca de ser mais justa e igualitária.

Deodato Ramalho, secretário do Meio Ambiente e Controle Urbano, enfatizou que, mesmo com a pulverização das atividades de planejamento urbano, Fortaleza vem conseguindo realizar ações importantes, a exemplo do Plano Diretor Participativo e do Projeto Orla.

Ele ressaltou ainda que é preciso entender que o processo envolve “condicionantes” - trâmites burocráticos e disponibilidade …

PROJETO DE INDICAÇÃO SUGERE A VOLTA DO INSTITUTO

Imagem
A sugestão de recriar o Instituto de Planejamento do Município (Iplam) está oficializada por meio do projeto de indicação 128/2009. Para o vereador Gelson Ferraz (PRB), autor do projeto, a recriação do órgão é indispensável para Fortaleza.

“Tenho certeza de que a prefeita Luizianne Lins saberá tomar posse desta sugestão e convocará, novamente, o primeiro time de arquitetos, engenheiros, economistas e técnicos da Prefeitura para que possamos reconstituir o Iplam e começar, para ontem, o planejamento da cidade”, disse o vereador.