quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

“VOCÊS LEMBRAM O QUE O IPLAM REPRESENTAVA PARA FORTALEZA?”

Em primeiro lugar, lembram o que é o IPLAM? Era o Instituto de Planejamento do Município. O órgão reunia os mais qualificados servidores da Prefeitura. Todos tinham a missão de planejar a cidade.

Alguém já ouviu dizer que Fortaleza cresce sem planejamento? Por certo que sim. Um exemplo concreto do nosso quotidiano é o crescimento da frota de veículos nas ruas. Para onde devem ir tantos automóveis se vias não são criadas. Esta era uma das missões do IPLAM, pensar o crescimento da cidade em 5, 10, 20 anos. E o órgão simplesmente foi desativado já faz uma década. E nós estamos dia-a-dia sentindo a falta deste planejamento.

Na Câmara Municipal de Fortaleza o vereador Gelson Ferraz (PRB) defende a recriação, por parte da prefeita Luizianne Lins, deste órgão com seus técnicos, economistas, engenheiros e arquitetos. Desde a criação da secretarias regionais, na administração do prefeito Juraci Magalhães, o IPLAM foi extinto.

”Por que não vemos nenhuma grande avenida ou intervenção significativa na cidade? É por falta de recursos? Ou falta vontade política? – questiona o parlamentar durante pronunciamento na tribuna da Câmara (11/02/10). Ele mesmo dá a resposta: “Não falta nada disso, o que falta é planejamento!”

Diante do desafio de tornar Fortaleza uma cidade mais digna e ordenada o vereador Gelson Ferraz levanta o debate com a sociedade e imprensa e apresenta o projeto da recriação do IPLAM. A sugestão segue ao executivo municipal já que só a prefeita Luizianne Lins pode realizar tal ação.