Postagens

Mostrando postagens de Setembro 27, 2009

FORTALEZA EM ALTA ESTAÇÃO

Imagem
Fortaleza Capital do Ceará, a 5ª do Brasil, visitada constantemente pelos turistas nacionais e estrangeiros os quais são muito bem-vindos a nossa terra. O clima agradável conquista nossos visitantes principalmente os admiradores e amantes de belas praias, dunas e mar.
Nas férias de julho, dezembro e janeiro conhecido como alta estação, nossa “terra do sol desposada do mar” (assim chamada carinhosamente por José de Alencar) recebe e acolhe famílias do mundo inteiro. Mas há também turistas que nossa cidade alencarina não faz questão de receber, caso daqueles que vem com intenção de fazer turismo com motivação sexual infanto-juvenil que tanto vem sendo discutido por nossas autoridades.
Quem são as vítimas deste crime? Geralmente são meninos e meninas pobres e com baixa escolaridade. Vivem na rua ou moram em comunidades próximas onde há maior trânsito de turistas. Parte destas crianças sofrem os primeiros abusos sexuais em sua própria casa, muitas perambulam pelas praças e praias durante a …

DIA INTERNACIONAL DO IDOSO É LEMBRADO NA CÂMARA MUNICIPAL DE FORTALEZA

Imagem
Na semana que se comemora o Dia do Idoso, no Brasil e no mundo, a Câmara Municipal de Fortaleza não deixou a data passar em branco. De autoria e com a presidência do vereador Gelson Ferraz, o auditório do parlamento foi palco de acaloradas discussões e reflexões sobre a situação da terceira idade em nosso país e mais particularmente falando, na Capital cearense.
Gelson Ferraz abriu o encontro apresentando vários exemplos práticos de que ainda falta muito para esses brasileiros que já ultrapassaram os 60 anos sejam tratados com a dignidade que merecem, como no caso da saúde e da acessibilidade no transporte público. “Gostaríamos de debater com todos os poderes públicos o que vem sendo feito em favor dos idosos. O vereador deve fiscalizar e é isso exatamente o que estamos fazendo”, disse o parlamentar.
Diversas entidades e órgãos ligados aos cuidados com os idosos de nossa cidade participaram da Audiência Pública, com destaque para o general Torres de Melo, administrador do Lar Torres d…

DIA DO IDOSO

Imagem
Senhoras e Senhores, Bom Dia a todos.
Eu gostaria de agradecer à presença de todos e dizer da alegria de estarmos recebendo todos os senhores e senhoras aqui na Câmara Municipal de Fortaleza, para debatermos um tema tão importante para a sociedade como é a questão do idoso. Quando pensamos em realizar uma audiência pública para comemorarmos o Dia Nacional do Idoso que se aproxima, e o Dia Municipal, que ocorreu na data de ontem, nós pensamos em ir além da comemoração. Gostaríamos que nesta manhã, sociedade e Poder Legislativo, possam efetivamente discutir a questão do idoso sobre duas vertentes. A primeira com relação às políticas municipais de atenção do idoso, por isso mesmo é que convidamos a Prefeitura, para que possa nos informar sobre aquilo que realmente vem sendo feito, enquanto Poder Público Municipal. A outra vertente, diz respeito ao trabalho fiscalizador e propositor do Poder Legislativo, que pode e deve influir no bem estar dos idosos, primeiro na concepção de leis que realment…

VEREADOR QUER INCREMENTAR ORÇAMENTO PARA O IDOSO

Imagem
A Câmara Municipal de Fortaleza realizou hoje, 28, audiência para discutir políticas públicas relacionadas com o idoso, em alusão ao Dia Municipal do Idoso (27). O vereador Gelson Ferraz (PRB), autor da iniciativa, defendeu o ordenamento e o cumprimento de cerca de 30 leis que tratam diretamente da questão do idoso. Ele também defendeu uma ação conjunta dos vereadores, por meio de emendas ao Plano Plurianual (PPA) Participativo, no incentivo a políticas públicas destinadas ao idoso.

Gelson Ferraz também citou outras duas leis importantes, a primeira que garante que todos os estabelecimentos comerciais devem reservar 5% das vagas de estacionamento para idoso, e a outra que garante a meia cultural para o idoso. “Ambas as leis do então vereador José Maria Pontes (PT) são importantes, mas que não alcançaram sua plenitude. Isso tem que ser fiscalizado e divulgado”, ressaltou. Na ocasião, ele também citou como exemplo a Lei 8.894/2004, que garante a prioridade para o idoso na aquisição de …