sexta-feira, 25 de setembro de 2009

AUDIÊNCIA PÚBLICA DISCUTE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O IDOSO






A Câmara de Fortaleza realiza na segunda-feira, 28, às 9h30min, no auditório Ademar Arruda, audiência pública em alusão ao Dia Nacional do Idoso. A iniciativa, do vereador Gelson Ferraz (PRB), tem como objetivo debater as políticas públicas municipais para a terceira idade.

Segundo o vereador republicano, dentre outros pontos, a reunião pretende propor a elaboração de emendas junto ao Plano Plurianual (PPA) Participativo, garantindo recursos destinados a manutenção de políticas públicas na área. “O Lar Torres de Melo é um exemplo de entidade centenária reconhecida pelo seu trabalho sério na área. A entidade presta um serviço único que é abrigar o idoso em situação de abandono. O Poder Público não faz isso, então, ele precisa dar condições”, ressaltou.


Outro ponto que será abordado pela reunião será a necessidade de revisão de algumas leis municipais, relacionadas com os idosos, e que não estão sendo obedecidas. “Um exemplo é o direito a meia entrada do idoso em eventos culturais. Também temos que rediscutir o acesso gratuito do idoso ao transporte coletivo.”, afirmou.


Reportagem de Márcio Fernandes.


Câmara Municipal de Fortaleza comemora O Dia do Idoso






Até o ano de 2025, segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde) o Brasil será o sexto país com o maior número de idoso no mundo. E como estão sendo pensadas políticas a respeito disso? O que está sendo feito de concreto nos dias atuais? Nossos idosos têm uma vida onde podem exercer seus direitos de cidadãos? Como Fortaleza e o Ceará tratam seus homens e mulheres que já passaram dos 60 anos? Essas e outras questões devem ser debatidas em uma Audiência Pública que vai ser realizada nesta segunda-feira, dia 28 de setembro, a partir das 9hs, no auditório da Câmara Municipal de Fortaleza.

A proposição do encontro é do vereador Gelson Ferraz, que atualmente preside a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Emprego e Renda, no legislativo da Capital. Ele estará disponível para as entrevistas com a imprensa. Diversas ONG’s e associações ligadas aos cuidados com pessoas idosas do Ceará confirmaram presença, além de órgãos públicos preocupados com esse tema.

Mais INFORMAÇÕES para sua matéria

            O Dia Internacional do Idoso é comemorado todo dia 1º de Outubro, por coincidir com a data da promulgação do Estatuto do Idoso (Lei 11.433, de outubro de 2003). Mas a antiga data, dia 27 de setembro, ainda é celebrada em alguns lugares.
            Vamos aos números:
            Segundo Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílio (PNAD), divulgada pelo IBG, este ano, já são cerca de 21 milhões de brasileiros com mais de 60 anos. Um aumento de 5,7% em 2008 em relação ao ano anterior. Mais de 23% de crescimento na última década. A região Centro-Sul do Brasil teve um aumento de 7% no número de idoso. A maioria delas, no entanto, moram no Sul e Sudeste, cerca de 12% em cada uma delas. A maior proporção de pessoas na terceira idade está no Estado do Rio de Janeiro: 15% dos brasileiros. No Rio Grande Sul são 13% e em São Paulo, 12%.

            O Ceará conta com cerca de 800 mil idosos, ou seja, 10,5% da população. 45% deles recebem entre meio e um salário mínimo por mês. 



Danilo Amaral – AssCom
01957 JP-Ce


quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Convite para Audiência Pública




A Câmara Municipal de Fortaleza e o Vereador Gelson Ferraz tem a honra de convidar V.Sa. para Audiência Pública em alusão do Dia Nacional do Idoso, a realizar-se no próximo dia 28 de setembro, a partir das 9 horas, no auditório da Câmara Municipal de Fortaleza.

Na oportunidade, debateremos sobre sobre a legislação municipal e as políticas públicas municipais de atenção ao idoso.


Atenciosamente,



GELSON FERRAZ
Vereador – PRB

II CAMINHADA CONTRA EXPLORAÇÃO SEXUAL INFANTIL





NO DRAGÃO DO MAR

O agitado Centro Cultural Dragão do Mar, na Praia de Iracema, recebeu com entusiasmo a II Campanha Contra a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, da Câmara Municipal de Fortaleza. O evento aconteceu em meio aos milhares de visitantes que ocupavam os vários equipamentos instalados no local. Entre os freqüentadores dos cinemas, teatro, feiras de artesanato, bares e cafés dezenas de colaboradores vestidos com a camiseta da campanha “Criança não é atração turística!” fizeram grande panfletagem. O material, em grande formato e impresso também nos idiomas inglês e espanhol, circulou entre turistas e cearenses que passeavam pelo conhecido Dragão do Mar.
O projeto, que já teve outra grande repercussão ao longo do famoso calçadão da Avenida Beira Mar, no mês de julho, é de autoria da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Emprego e Renda, presidida pelo vereador Gelson Ferraz. Ele próprio, acompanhado de outros membros da comissão, abordou centenas de pessoas apresentando o panfleto alertando para participação de todos com o objetivo de eliminar o crime de exploração sexual entre os meninos e meninas de nossa Capital e de todo Ceará.
Outros encontros como este devem continuar acontecendo em outros pontos da cidade onde há grande movimentação de turistas, como Aeroporto Internacional Pinto Martins e Praia do Futuro.

QUADRA COBERTA E SALA DE INFORMÁTICA
















Conquistas do mandato do vereador Gelson Ferraz

A escola municipal Antônio Diogo de Siqueira, no bairro Bom Sucesso, periferia de Fortaleza, poderia ser só mais uma escola das muitas que existem na Capital. Mas há um diferencial em sua estrutura. Aliás, dois diferenciais que tiveram a participação direta do vereador Gelson Ferraz, através do projeto de lei orçamentária nº 319, de 2006. Por meio desse projeto – que assegurava dinheiro para as obras – foi possível que a Prefeitura, através da Regional III, equipasse a escola com uma cobertura para a quadra poliesportiva e com um moderno laboratório de informática para uso de alunos e professores.
Segundo o diretor da escola, Laércio Pinheiro, a melhoria foi de cem por cento: “Antes, os alunos nem podiam fazer educação física devido ao sol forte de todas as manhãs. O espaço ficava abandonado. Mas depois da cobertura conseguida com a ajuda do vereador Gelson Ferraz, os meninos não saem da quadra, nem aos finais de semana. Toda a comunidade usa para recepções e eventos festivos além de promover pequenos campeonatos de futebol com jogadores do próprio bairro, criando uma interação entre a comunidade e a escola”.
Bem perto dalí, o laboratório de informática se transformou numa das salas mais visitadas. Ao todo, são dez computadores novinhos – todos com acesso a internet – além de impressora e monitor de TV de 29 polegadas. Equipamentos que ajudam, e muito, durante as aulas. Quem afirma é a professora de literatura, Abilene de Brito: “Olha, neste momento estou dando aula de fábulas e contos. Com os computadores e com a internet posso melhor a didática com os alunos. Posso fazer animações para eles e, assim, o aprendizado se torna muito melhor e mais gostoso”.
A conquista desse laboratório totalmente equipado só foi possível pela ação do vereador Gelson Ferraz, no mesmo projeto de lei 319 de 2006. E os alunos o que dizem? Deividson Ferreira, da 9ª série, se entusiasma com a informática bem ao seu alcance: “Com os computadores plugados a internet dentro da minha própria escola, fica até mais fácil eu aprender a usar esses equipamentos. Não preciso mais gastar dinheiro em Lan-House”. Já Isabela Marques, colega do Deividson pensa na praticidade: “Hoje em dia, tudo está ligado ao computador. Com o laboratório de informática eu posso melhorar meus estudos e até entregar aos professores trabalhos melhores, mais bonitos”, sorri a estudante.
Para Gelson Ferraz “a luta para aprovação da emenda foi justificada devido a necessidade de assegurar estruturas de informática e esportiva tão necessárias para uma melhor formação educacional, com inclusão digital e assim favorecendo a população”.